Você talvez já tenha ouvido falar sobre traço de concreto antes, mas você sabe o que isso realmente significa? O que realmente é o traço de concreto e sua real importância? E como calculá-lo de acordo com a sua obra?
Pois se você não sabe nada disso não precisa se desesperar, estamos aqui justamente para te ajudar a entender tudo o que você precisa saber sobre o traço de concreto. Para começar, vamos definir de uma vez por todas o que realmente é o traço de concreto.
O que é o traço de concreto?
Quando estamos realizando uma construção, todos nós sabemos que o concreto é parte importante e deve ser tratado com cuidado. Mas, será que qualquer tipo de concreto serve para qualquer tipo de obra? E a resposta é não, o que é meio óbvio.
O que acontece é que o concreto deve ser feito de acordo com sua utilidade específica. Ou seja, o concreto para uma casa de apenas um pavimento é diferente do concreto utilizado em um edifício de 10 andares. Isso pois a função de resistência deste concreto será diferente.
E, essa “mistura” de concreto para cada função específica é exatamente o que nós chamamos de traço de concreto. Ou seja, o traço de concreto nada mais é do que uma “receita” que deve ser seguida para fazer o concreto de acordo com seu objetivo requerido.
Então, ao utilizarmos a composição de cimento, brita, areia e água, estamos modificando o traço do concreto. Sendo que para utilizarmos uma proporção maior de um destes agregados em relação a outro dependerá apenas do projeto que temos em mãos.
E claro que nem precisamos dizer o quão importante é seguir esta dosagem a risca. Sendo que o projeto estrutural muitas vezes se baseia em alcançar uma resistência específica do concreto. Caso seja utilizada uma resistência menor, isso irá interferir negativamente no projeto.
Sabe aquele fator do “fck” que dita a resistência do concreto a ser utilizado? Como por exemplo um concreto de 20 MPa que costuma ser o mais utilizado em obras? Pois é através do traço de concreto que você chega até estes valores variados de resistência do concreto, dependendo de qual você deseja alcançar. E se você quer dar uma olhada em como seria a “receita” para um traço de concreto de 20 MPa, então confere só o vídeo abaixo:
Como preparar o traço do concreto ideal
Mais importante do que definir o traço de concreto a ser utilizado, é saber preparar bem o concreto, para que ele alcance realmente o traço requerido. De nada adianta definir um traço de concreto e durante sua preparação ele acabar atingindo outro. Assim sendo, vamos te ajudar a preparar bem seu concreto para não sofrer com este tipo de problema
Preparando o traço de concreto manualmente
Se você for preparar o concreto manualmente, muita atenção durante este processo para que não hajam quaisquer erros.
O primeiro passo aqui é espalhar a areia pelo chão, de modo a fazer uma camada com cerca de 15 cm. Após isto feito, coloque o cimento e então misture bem, até que fiquei uniforme, em seguida coloque a brita. Misture tudo muito bem, deixando um buraco no centro e, conforme vai misturando, vá adicionando água (devagar) no buraco, faça isso sem que nada escorra pelos lados. Após colocar a água toda, vá mexendo bem até que a mistura fique perfeita.
Preparando o traço de concreto com uma betoneira
Agora, se você for utilizar uma betoneira (o que é mais aconselhável para grandes obras), o processo será relativamente mais fácil, mas nem por isso você deve se desatentar.
O primeiro passo é, obviamente, definir qual será o seu traço de concreto e separar os agregados, e aí então é só botar a mão na massa. Com a betoneira já funcionando, coloque a brita e um terço de água, deixe tudo batendo por um minuto. Após isso, vá adicionando o cimento e também a areia, deixando tudo misturar muito bem. Para terminar, basta colocar a água e deixar por mais três minutos e aí você vai ter o concreto finalizado.
As diferentes dosagens do traço de concreto
O traço de concreto é uma medida que deve ser estipulada mediante projeto estrutural, pelo Engenheiro Calculista responsável pela obra. Entretanto, é possível apresentarmos alguns dos traços mais usados para determinadas utilizações. Acompanhe!
1 – Para o concreto magro
Para o concreto magro, ou seja, o concreto que é utilizado para “forrar” o solo no qual a fundação será construída, o traço mais usual é de 1:8,5:11,5. Isso significa 1 saco de cimento para 8 latas e meia de areia para 11 latas e meia de pedra, e também com 2 latas de água. Este traço costuma render para um volume de 0,25 m³.
2 – Para fundações
O traço que costuma ser utilizado para fundações é de 1:5:6,5. Isso significa 1 saco de cimento para 5 latas de areia para 6 latas e meia de pedra, e também com 1 lata e meia de água. Este traço costuma render para um volume de 0,18 m³.
3 – Para pisos
O traço que costuma ser utilizado para pisos é de 1:4:6. Isso significa 1 saco de cimento para 4 latas de areia para 6 latas de pedra, e também com 1 lata e meia de água. Este traço costuma render para um volume de 0,14 m³.
4 – Para pilares, vergas, vigas, lajes e também pré-moldados no geral
O traço que costuma ser utilizado para estas estruturas é de 1:4:5,5. Isso significa 1 saco de cimento para 4 latas de areia para 5 latas e meia de pedra, e também com 1 lata de água. Este traço costuma render para um volume de 0,14 m³.
Algumas observações
Como dissemos, os traços apresentados acima são apenas estimativas, sendo que cada projeto necessita de um cálculo e de um traço específico que abranja suas peculiaridades, porém há algumas coisas que devem ser levadas em consideração aqui.
O cimento é o que dita o traço de concreto. Repare bem que em todos os traços acima há apenas 1 saco de cimento de 50 Kg, ou seja, o traço é calculado de modo que se possa ter uma noção de sua utilização sempre para um único saco de cimento.
Dados como o tipo de cimento, de areia e de brita utilizados devem ser apontados em projeto estrutural, pois dependendo do tipo escolhido isso pode acarretar uma mudança no tipo de traço. E, é claro, a utilização ou não de aditivos no concreto também deve seguir especificações do projeto.
O uso da água deve ser medido e utilizado cautelosamente. Tendo em vista que água em excesso interfere na resistência do concreto, e água em falta faz com que o concreto apresente buracos.
Como você pode bem ver acima, o rendimento de cada traço é dado por volume. Ou seja, é necessário que você saiba o volume que deseja alcançar para depois relacioná-lo com o traço buscado.
Como calcular o traço de concreto
Saber calcular o traço de concreto é importante? Até que sim. É necessário? Não.
Nós dizemos isso pois atualmente há uma enorme quantidade de calculadoras online nas quais você é capaz de realizar tal cálculo, para que não acabe perdendo tempo. Até mesmo Engenheiros Calculistas experientes não perdem mais tempo calculando na mão, eles possuem diversas tabelas que o auxiliam nisso, então porque você não poderia fazer o mesmo?
Abaixo nós te trazemos opções que você pode consultar para calcular o traço de concreto que será utilizado.
Clicando aqui você poderá efetuar o download de uma tabela que, além de te ajudar com o traço requerido também poderá te auxiliar com relação a o tanto que você gastará com isto.
Já clicando aqui você fará o download de outra tabela, mas esta já com valores definidos de traço, bastando que você apenas os consulte.
Como você pode bem ver, há diversas opções que você pode recorrer para conseguir realizar o cálculo do traço de concreto, cabendo apenas a você escolher qual é a melhor. E não se esqueça de sempre consultar o projeto estrutural e nunca supor um determinado traço para sua construção.
Restaram dúvidas relacionadas ao traço de concreto? Pois então não exite em nos perguntar nos comentários abaixo, estaremos prontos para lhe responder!