Quando se pensa em reformar áreas danificadas de uma residência ou empresa, como paredes e pisos, há opções variadas no mercado. A tinta epóxi com certeza é uma dessas opções, destacando-se de outros produtos do gênero com as suas diversas vantagens, como sua aplicação fácil e resistência elevada.
Distante do que imaginamos, não é somente um material exterior. A tinta epóxi também pode ser usada dentro de nossa casa ou estabelecimento, dando resultados excepcionais.
Neste artigo, falaremos sobre alguns detalhes desse material. À partir daí, prepare-se para se convencer à respeito do quanto vale a pena usá-la.
A tinta epóxi e suas funcionalidades
A tinta epóxi é um produto de qualidade alta. A espessura que contém é um pouco mais densa que a de outras tintas similares e, portanto, também oferece maior resistência a agressões.
Isso a transforma em uma excelente tinta para superfícies em áreas de passagem, onde o fluxo de transeuntes é intenso. É aplicada com um pincel ou rolo, sendo o seu tempo de secagem mais rápido que o convencional.
Confira abaixo as principais vantagens que você encontra ao utilizar a tinta epóxi.
1 – Aplicação rápida e simples
Enquanto a resina epóxi pode exigir mais tempo de aplicação, essa tinta é mais simples e prática. Apesar de aplicarmos duas ou três camadas do produto, a espessura é de no máximo 0,3 mm, o que é mais do que suficiente na obtenção de um acabamento bem liso.
Contudo, é aconselhável ter a ajuda de profissionais qualificados porque, embora o processo não seja dos mais complexos, o resultado vai depender da habilidade de quem o aplica.
2 – Pinte com grande aderência
A pintura epóxi é uma ótima alternativa para reformar paredes e pisos em geral. Além do mais, a tinta epóxi tem grande aderência em superfícies cerâmicas.
Isso a coloca praticamente no topo da lista quando se trata de pintar pisos que perderam brilho ou cor, ou simplesmente aqueles azulejos que ficaram desatualizados com o tempo. Não quer ou não pode trocar sua cerâmica? Tinta epóxi pode ser a solução!
Isso sem contar que ela também é capaz de cobrir superfícies que contenham madeira. Agora, é necessário uma boa limpeza, com água e sabão, no intuito de remover qualquer sujeira e gordura do local a ser pintado.
3 – Pintura resistente a mudanças climáticas e umidade
Este é um material bem resistente, não apenas ao tráfego e à corrosão, mas à umidade também. Ademais, deve notar-se que a tinta epóxi não é alterada por variações da temperatura.
Independentemente, portanto, se estamos em uma área fria ou quente, ele é isolante.
Como se tudo isso não bastasse, também estamos falando de um produto antiderrapante, uma característica muito interessante em algumas áreas de casas e instituições diversas.
4 – Capacidade de personalizar
As cores que você pode ver nas tabelas das tintas convencionais podem ser plenamente reproduzidas sem problema na pintura epóxi. Portanto, além de resistente, esta é uma opção que permite a personalização completa dos espaços.
5 – Brilho ou fosco
Em termos de acabamento, os mais proeminentes são em fosco e brilho.
Os locais pintados com tinta epóxi com acabamento em tons brilhantes dão aquele toque glamoroso aos pavimentos. Os pisos ficam reluzentes e bem fáceis de fazer a manutenção.
Se você preferir a delicadeza e suavidade das cores foscas, opte pela tinta epóxi com acabamento acetinado.
6 – Tinta epóxi para banheiros e cozinhas
Com tudo isso, mesmo sendo possível a aplicação da tinta em qualquer área da residência ou do escritório, tanto em paredes e pisos, entre outros, a cozinha e o banheiro podem ser locais bem interessantes para sua aplicação.
O material epóxi é capaz de cobrir todos os tipos de superfícies deslizantes, como cerâmicas e azulejo antigo. Um produto que irá ajudá-lo a dar um ar mais contemporâneo para os cômodos. E ainda tem a vantagem de não precisar de grandes investimentos e custos exorbitantes na reforma.
7 – Manutenção simples
A manutenção é bem simples. Água e sabão são mais do que suficientes. Tente evitar materiais abrasivos, pois estes deterioram a tinta e a deixam com um aspecto de sujo e velho.
Como fazer a aplicação da tinta epóxi
Por ser uma tinta bem resistente à água, pode ser utilizada em basicamente todas as superfícies. Como sabido, ela também é bastante resistente a vários tipos de atritos e arranhões. Isso quer dizer que não se danificará com o desgaste do dia a dia.
A melhor maneira de fazer a aplicação da tinta epóxi é pelas mãos de um especialista, pois pode às vezes dar bolhas. No entanto, se você tiver habilidades básicas para reformas, bastará seguir algumas diretrizes simples para realizar o trabalho de maneira rápida e fácil.
Acompanhe abaixo quais são essas diretrizes que você poderá seguir para realizar a aplicação da tinta epóxi:
1 – Certifique-se de que o local esteja limpo
A primeira coisa a se fazer é ter certeza de que toda a área em que o epóxi vai ser aplicado esteja realmente limpa. Para isso, esfregue o local com uma toalha de papel embebida em sabonete líquido.
Depois de se certificar de que não há sujeira, você deve secar usando mais toalhas de papel ou um tecido absorvente. Atente para o fato de que a superfície precisa não ter mais contato com nenhuma umidade, pois isso afetará o desempenho real da tinta.
2 – A melhor forma de aplicação
Para tirar o melhor proveito do produto, misture todo o conteúdo que estiver na lata antes da aplicação. A mistura dos componentes evitará a formação de bolhas.
Estenda o produto com movimentos uniformes e largos, mas tome cuidado para que não fiquem bolhas de ar. De vez em quando, misture o produto deixado na lata, pois isso garantirá que os ingredientes permaneçam bem misturados.
3 – Deixe a tinta epóxi secar
Quando a pintura estiver concluída, será preciso deixar a tinta secando por um tempo antes de verificar a necessidade de uma segunda demão. Certifique-se de que ninguém toque na superfície enquanto ela estiver secando.
Se for necessária outra camada para obter uma cobertura completa, garanta que o local esteja completamente seco antes de pintar outra vez. Deixe descansar por aproximadamente 24 horas. Isso permitirá um bom resultado final.
E claro, se você é do tipo de pessoa que prefere ver um tutorial sendo feito na prática, sem problemas, nós também podemos te ajudar com isso! Abaixo você consegue ver um vídeo da aplicação da tinta epóxi, e vendo-a sendo aplicada talvez fique mais fácil para você entender todo o processo por detrás, acompanhe:
A diferença entre tinta epóxi e resina epóxi
A principal questão que aparece quando falamos da utilização deste produto é a diferença que existe com a resina epóxi.
Pode-se dar o destaque na sua espessura. A resina atinge 5 mm, o que significa que ela é capaz de esconder as irregularidades das paredes e dos pisos. A tinta epóxi, não.
Portanto, para aplicá-la é melhor ser feito em superfícies que não possuam quaisquer tipos de imperfeições, tais como relevo e sulcos, do contrário eles ficarão aparentes. Além disso, deve-se acrescentar que o preço da colocação de um piso de resina epóxi pode custar até 6 vezes mais do que o da tinta.
Qual é o preço da tinta epóxi?
A média de preço de uma lata de tinta epóxi de 3,6 litros é de R$ 150,00 a R$ 180,00. Contudo, deve-se levar em conta que este é somente o valor do produto, o que não inclui a mão de obra.
Caso você queira o pacote completo (produto + mão de obra), será necessário consultar valores em suas proximidades com pintores e empresas especializadas. Fuja do papo “eu conheço um cara que sabe fazer isso”, e opte sempre por profissionais devidamente capacitados para o serviço. Isso irá evitar dores de cabeça futuras!
Quanto rende a tinta epóxi?
Quanto a isso também não há muito com o que se preocupar, pois o rendimento da tinta epóxi é bastante bom. Para se ter uma noção, uma lata desta tinta costuma render até 50 m² por demão, porém é sempre importante consultar a embalagem atrás de seu correto rendimento antes de já sair comprando a tinta.
Importante também ressaltarmos que nas superfícies lisas esta tinta rende mais, entretanto, ao tratarmos de superfícies porosas, o rendimento é menor, pois neste caso você necessitará de mais demãos.
E então, conseguiu retirar suas principais dúvidas sobre a tinta epóxi? Ótimo! Mas, caso ainda tenham sobrado dúvidas, então basta perguntar nos comentários abaixo e nós estaremos prontos para lhe responder!