Não, a terça telhado não se trata de um telhado que só pode ser construído na terça-feira, não é bem assim que funciona…
Na verdade, a terça no telhado se trata de uma parte bastante importante do telhado como um todo, sua importância é tanta que sem ela a sustentação do telhado pode acabar ruindo. Então, se você quer entender realmente o que é, afinal de contas, essa tal de terça telhado, é só continuar aqui com a gente que nós te contamos tudo o que você precisa saber sobre ela!
E então, pronto para aprender? Pois então é só continuar a leitura!
A terça do telhado
Quando falamos de telhado, logo vem a nossa cabeça a visão do telhado como um todo, ele já pronto, como se fosse uma única peça que a gente já compra pronta e coloca ali na estrutura e pronto, temos um telhado. A realidade é um pouco mais complicada do que isso, sendo que na realidade o telhado tá mais para peças de lego.
“Peças de lego? Como assim?”
Calma, eu te explico. O que acontece aqui é que um telhado é formado por diversas partes, as quais em sua junção formam o telhado que nós conhecemos, sendo que a terça telhado é uma destas partes. Por isso dá para fazermos a relação com peças de lego, ou seja, peças que quando juntas formam uma única estrutura. Deu pra entender?
Claro, não é todo tipo de telhado que irá contar com uma terça, na verdade, ela é muito mais comum de ser encontrada em telhados de madeira (mas também pode ser encontrada em perfis de aço), juntamente com a cumeeira, a ripa e o caibro. Calma, nós te explicamos como a junção de todas estas peças podem formar um telhado.
Todas as pecinhas de lego se encaixando
Já dissemos acima que o telhado é composto por várias “pecinhas”: terça, cumeeira, caibro, ripas, dentre várias outras. Antes de passarmos para a etapa de encaixe destas pecinhas, que tal vermos para que cada uma delas funciona separadamente? Assim você consegue ter uma ideia melhor quando juntarmos tudo.
- Terças: A terça é posicionada longitudinalmente no telhado, sendo ela a responsável pela união das tesouras do telhado, além de receber a carga proveniente dos caibros e a distribuir para as tesouras.
- Caibros: Falando neles, os caibros são dispostos transversalmente em todo o telhado. É ele o responsável por receber cargas das ripas do telhado e as transferir para a terça.
- Ripas: Assim como as terças, as ripas são dispostas longitudinalmente no telhado, sendo nela onde as telhas de cerâmicas se apoiam. Elas recebem as cargas destas telhas e as transferem para os caibros.
- Cumeeira: Já a cumeeira trata-se de parte superior do telhado, sendo ela a responsável por dividir as águas do telhado.
Claro, ainda há diversas outras “pecinhas” que compõem o que nós conhecemos como telhado. Mas, para este artigo em específico, estas “pecinhas” acima são suficientes para que você consiga entender o funcionamento da terça no telhado.
Que tal darmos uma olhada melhor em como as terças são postas no telhado?
Telhado: Construindo a terça
Nós falamos acima que as ripas recebem as cargas provenientes das telhas, que por sua vez transferem estas mesmas cargas para os caibros, e é exatamente aí que as terças entram na jogada.
Sem a presença da terça no telhado, os caibros não suportariam todo o peso e acabariam por “dobrar”, o que definitivamente não é o que queremos. Então, para evitar que isto ocorra, são postos as terças, para que elas deem auxilio aos caibros, e assim eles não dobrem. É importante ter em mente que, dependendo da situação, mais de uma terça pode ser necessária.
“Mas como posso saber qual a quantidade certa de terça meu telhado deve possuir?”
Não é tão difícil assim chegar a esta quantidade. Na tabela abaixo você pode consultar o vão de uma terça para outra, aí é só calcular de acordo com as dimensões de seu telhado e ver quantas terças são necessários ali.
Uma observação importante que vale ser feita, e para se ficar de olho, é com relação ao grupo da madeira. Madeiras do grupo C são as mais fortes, sendo importante ficar atento para qual madeira você está utilizando e consequentemente a qual grupo ela pertence, pode não parecer, mas isso faz diferença na hora de ver a quantidade de terça a serem utilizadas em seu telhado.
Agora, se você tem dúvidas relacionadas a qual a inclinação do telhado deverá usar, então é só clicar no link acima e dar uma consultada no artigo que escrevemos aqui no Total Construção justamente sobre isso. E, com relação as Normas Técnicas que regem tanto a terça quanto o telhado em si, são elas:
- NBR 15575-5 – Edificações habitacionais — Desempenho – Parte 5: Requisitos para os sistemas de coberturas
- NBR 7190 – Projeto de estruturas de madeira
Conclusão
Agora você já sabe que a terça é uma das pecinhas que compõem todo o telhado tal como o conhecemos, e que mesmo a ausência de uma única pecinha como ela pode acabar levando todo o telhado abaixo. Ou seja, na hora de construir seu telhado mantenha a atenção redobrada para todas as pecinhas que o compõem, ou simplesmente busque ajuda de profissionais devidamente capacitados que irão cuidar de tudo isto para você!
Já sabe né? Se sobraram dúvidas sobre a terça do telhado, então é só perguntar nos comentários abaixo, estaremos prontos para lhe responder! Mas, caso este artigo tenha conseguido retirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, então não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e conhecidos, nunca se sabe quem você poderá acabar ajudando no processo!