O sofá é uma das principais atrações da sala de estar e da sala de TV. É um móvel versátil e que pode ser encontrado em quartos e outros ambientes da casa, sejam externos ou internos. Normalmente, é uma peça feita para durar, mas como seu uso é intenso, o tecido para sofá pode se desgastar com facilidade. Muitas pessoas optam por restaurar o móvel ao invés de comprar um novo.
E é ai que começam as dúvidas: “Qual tecido para sofá eu devo escolher?”, “Vou querer liso ou estampado?”. Por isso, fizemos uma seleção com os principais tecidos existentes para revestir seu sofá.
Vem saber tudo sobre as vantagens e desvantagens de cada um. Assim, vai ficar muito mais fácil decidir. Confira!
Os melhores tecidos para sofá
Abaixo nós separamos para você os melhores tecidos para sofá, confira todos eles antes de escolher o ideal para o seu ambiente. Acompanhe!
1 – Suedes e Ultra Suedes
Esse é o tecido mais popular no que diz respeito a revestimento de estofados. Seu preço costuma ser mais baixo e seu toque é muito confortável, macio e aveludado. Pode ser comparado a uma camurça.
É muito fácil de manter e sua durabilidade é impressionante, sem contar que apresenta grande uma variedade de cores e estampas. No entanto, pode ser um pouco difícil de limpar quando alguém derrama líquido, pois ele tende a absorver e acaba manchando. Para evitar que isso aconteça, impermeabilize o seu sofá antes de usar. E se quiser saber a maneira correta de limpar seu sofá suede, basta clicar aqui.
2 – Jacquard
O Jacquard é um tecido muito resistente e vai deixar qualquer ambiente muito mais charmoso. Seu preço é relativamente alto e está associado a móveis de luxo. O material conta com uma trama mais fechada, sendo muito fácil de manter e limpar. Possui uma grande gama de estampas e cores e vai decorar sua sala com muito estilo.
3 – Couro sintético
O couro sintético imita o couro original e é feito de um material muito resistente. É muito elegante e sofisticado, capaz de dar um toque moderno ao cômodo onde é colocado. A maior vantagem desse tecido é a manutenção. É impermeável e conta com uma durabilidade maior que a dos outros tecidos. É perfeito para quem tem animais de estimação em casa.
No entanto, no inverno, ele tende a esfriar e no verão, pode ficar muito quente, se tornando desconfortável de se usar. Mas, ao colocá-lo em um lugar bem arejado e protegido do sol, esse problema será resolvido. Alguns dos tecidos mais populares utilizados são o corino e o courvin.
4 – Sarjas e lonas de algodão
Esses tecidos são 100% algodão. A sarja é feita com uma trama mais elaborada e a lona com uma trama mais simples. São materiais muito resistentes e apresentam uma sensação térmica agradável e confortável. São permeáveis e absorvem manchas com facilidade, por isso, use um material para impermeabilizá-lo.
Melhores tecidos para sofás impermeáveis
Se você vai colocar seu sofá nas áreas externas, esses tecidos são os mais indicados, já que podem ficar expostos a umidade e chuvas. Também é um tecido indicado para quem tem animais de estimação, já que ele impede a absorção de líquidos e sujeiras. São bem fáceis de limpar e não mancham facilmente. Mas no verão, ele pode ficar muito quente quando exposto ao sol e bem gelado nos dias de temperaturas baixas. Fique atento a porcentagem de poliéster na composição, pois pode pinicar.
1 – Linho
O linho é um tecido muito bonito e delicado. Sua confecção é à base de poliéster e algodão, sendo muito resistente e de fácil manutenção. Mesmo sendo permeável, ele absorve menos sujeira ou umidade. É indicado para quem tem alergias pois conta com propriedades antialérgicas. No entanto, seu custo é bem elevado.
2 – Veludo
Se você busca por elegância e classe, o veludo é a opção certa. Conta com toque muito macio e delicado, sendo extremamente confortável. É indicado para locais mais frios, pois o tecido é quente e pode se tornar desagradável em regiões com o clima mais tropical.
Melhores tecidos para sofá estampado
As opções são infinitas e você poderá encontrar modelos variados por onde for. Mas fique atento para não escolher uma padronagem muito carregada, pois pode pesar no ambiente e ser difícil de combinar.
Para não errar, escolha modelos lisos e acrescente estampas em alguns detalhes, como nas almofadas e poltronas. Mantenha uma uniformidade nos tons para deixar o ambiente mais harmônico.
Mas se você gosta de estampas mais marcantes, tente optar por cores mais sóbrias, já que elas são mais fáceis de criar combinações.
O melhor tecido para os alérgicos
Os alérgicos devem tomar muito cuidado no momento da escolha do tecido, pois alguns deles possuem a trama mais aparente sendo mais fácil de acumular poeira, propiciando ataques mais constantes e tornando a sua qualidade de vida mais baixa.
Neste quesito, o sofá com tecido de couro sintético é o mais aconselhável aqui, oferecendo menos risco do acúmulo de poeira e sendo de limpeza relativamente fácil, bastando passar um pano úmido regularmente.
Já os tecidos aveludados são aqueles que você definitivamente deve fugir, caso queira evitar uma crise alérgica!
Preste atenção na temperatura
Outro ponto relevante é quanto à temperatura do tecido. Vivemos em um país tropical em que as temperaturas costumam ser mais elevadas, e que estão se elevando cada vez mais, então preste atenção se o tecido escolhido tem capacidade de reter ou dispersar o calor.
Para lugares frios, o couro e camurça são mais indicados e para lugares mais quentes, as fibras naturais, linho e sarja são a aposta certa.
Cuidados necessários
Independentemente do tecido escolhido, é preciso tomar cuidado com a manutenção e limpeza do seu estofado. Nunca exponha o seu móvel diretamente ao sol e evite produtos químicos para a limpeza.
O ideal é realizar uma limpeza utilizando um pano úmido com água e um aspirador de pó. Além disso, o sofá conta com uma estrutura para uma utilização especifica e não deve fugir disso. Assim, não use os braços como acentos, pois pode danificá-los.
Confira também o nosso guia completo de como limpar seu sofá!
20 fotos de tecidos de sofá que são encantadoras
1 – Um sofá com tecido confortável e cores elegantes
2 – Existem inúmeros modelos disponíveis no mercado
3 – Alguns podem ser mais aconchegantes do que outros
4 – O couro é incrível para uma decoração industrial
5 – As estampas dão um ar gostoso de casa de vó
6 – Mas também podem ser modernas e divertidas
7 – Para uma família pequena, esse sofá é mais que suficiente
8 – Uniformidade nas cores dá mais conforto e aconchego
9 – A perfeita combinação de azul e pedra canjiquinha
10 – O sofá escuro permite que as cores fiquem para os outros itens
11 – Um modelo com uma pegada retrô para uma decoração aconchegante
12 – Que tal deixar as cores para as almofadas?
13 – Uma sala digna de uma pessoa moderna e organizada
14 – O tecido deve ser confortável e com um toque muito macio
15 – Existem modelos mais indicados para quem tem animal de estimação
16 – O verde não precisa ficar só nas plantas
17 – O sofá colorido combina com papel de parede em tons neutros
18 – A estampa pode decorar o cômodo sem deixá-lo carregado
19 – Um ambiente clean e delicado
20 – Sabendo combinar, você pode ter uma sala colorida e alegre
Agora você já sabe quais são as características de cada tecido, assim fica bem mais fácil acertar na escolha, não é mesmo?
Mas antes de tomar a decisão final, avalie o ambiente onde ele será posto e qual será sua finalidade. Com essas informações em mente, será mais simples definir e dar início a renovação do seu estofado.
E conta pra gente qual dos modelos acima é o seu preferido, e também qual tecido de sofá você já possui, vamos adorar te ouvir e trocar informações!