Um café fresco na xícara e é hora de cuidar das plantas. Assim é o início de cada dia na vida de Thaisa Dalmut, criadora de conteúdo e diretora da Mariée. O que antes era compartilhado apenas com o marido e com outras pessoas próximas, agora é visto por milhares de pessoas por meio do seu perfil pessoal no Instagram. Direto de seu apartamento em Florianópolis, Thaisa Dalmut conversou com o blog Total Construção, e compartilhou detalhes da sua relação com o universo da decoração.
Em menos de três anos, não apenas a rotina da designer e diretora da Mariée Weddings passou a ser compartilhada, mas também o seu estilo de decoração. Com um olhar apurado para a fotografia, Thaisa começou a mostrar os ambientes recém decorados. Adepta do Do It Yourself, a gaúcha registra as transformações de modo leve e divertido, sem medo de comentar sobre os detalhes imperfeitos e as horas gastas em cima de uma única parede de cimento queimado.
O ÍNICIO DO AMOR PELA DECORAÇÃO
Segundo a designer, o amor pela decoração surgiu com o passar dos anos. Gaúcha de Erechim, Thaisa se mudou para Londrina, interior do Paraná. Ali, no começo dos seus vinte anos, foi quando começou a conhecer esse novo universo:
“Assim que eu saí da casa dos meus pais, fui dividir apartamento. Neste momento, percebi que tinha a responsabilidade de torná-lo aconchegante e gostoso para querer estar naquele ambiente”.
Aos poucos e sem noção de decoração de interiores, Thaisa começou a fazer por conta própria:
“Primeiramente, por dividir com outras pessoas, comecei com o meu quarto, e tornei aquele espaço o mais aconchegante possível, pois ele também era o meu home office. Porém, minhas escolhas eram muito infantilizadas, eu ainda não tinha encontrado o meu estilo”.
À medida que foi mudando de apartamento descobriu as coisas que gostava. Neste início, ela conta que a decoração era montada de acordo com as oportunidades que surgiam naquele momento:
“Eu encontrei um móvel em uma loja de móveis usados que eu me apaixonei Aproveitei essa oportunidade: levei para casa e criei a decoração daquele ambiente de acordo com aquele móvel. Nunca planejado e nem tão arquitetado assim”.
A CONSTRUÇÃO DO ESTILO PRÓPRIO
Aos poucos, a designer começou a desenvolver um estilo próprio, com bases nos seus gostos pessoais. Para ela, a decoração precisa ser versátil, com móveis soltos, fáceis de serem mudados de lugar.
“Sempre estou em apartamento alugado, pois me mudo com frequência; Sou geminiana e gosto de mudar as coisas, então, para mim funciona isso: móveis soltos, que eu possa mexer de um lugar para outro, nada muito planejado e moderno”.
Em relação ao seu estilo, como uma boa geminiana, confessa que varia de acordo com o momento, mas conta que atualmente está na vibe boho e vintage, com toques de folk e claro: muitas plantas!
“Eu amo Pinterest, eu vejo as coisas por lá e tento trazer um pouco para minha casa, e sempre fica diferente de um jeito novo. Nunca coloco tendências na decoração, que vão mudar daqui a algum tempo. Além disso, não gosto de cores muito fortes, prefiro que os itens na minha casa sejam atemporais.”
CASA ACONCHEGO
Hoje, além de um estilo próprio, Thaisa consegue compor um ambiente não apenas fotogênico, mas que proporciona bem-estar. Durante a quarentena, viu no seu perfil pessoal no Instagram e no site da Mariée Weddings um crescimento por conteúdos de decoração, que aliam tendências de decoração com um ambiente acolhedor para o home office:
“Acho que as coisas que tornam a casa mais confortável são tecidos, tapetes, almofadas, cores que não são muito fortes, cores aconchegantes, o nude, o bege, o branco mesmo, e plantas, plantas deixam o ambiente bem aconchegante, uma casa confortável”.
As protagonistas dos seus conteúdos são as plantas. Sem dúvida, o que a destaca entre as produtoras de conteúdo na internet são as fotografias e suas dicas de cuidado com as plantinhas.
“Eu comecei a gostar de ter plantas ainda na infância, pois minha família sempre gostou de cuidar do jardim. Durante a adolescência, o meu primeiro emprego foi em uma floricultura, e acho que isso ajudou muito”.
PLANTERAPIA
“Quando eu fui morar sozinha pela primeira vez, eu vi que faltavam plantas em casa, eu sentia que precisava energizar a casa, e também que elas fariam a diferença na decoração. Então, primeiro eu pesquisei que plantas que protegem a energia da casa para deixar uma energia gostosa, pesquisar em relação ao feng shui, e aí foi aumentando o amor pelas plantas”.
“Fui gostando de acompanhar as folhinhas nascendo, perdi muita planta e foi perdendo que fui aprendendo a pesquisar muito no google, canal no youtube e aí a gente vai entendendo como lidar”.
Estilo de decoração é algo muito particular, mas se tem algo que Thaisa Dalmut pode nos ensinar é que as plantas podem fazer a diferença em qualquer ambiente. Além disso, garante que não é preciso ter medo de começar a buscar referências novas, muito menos de arriscar na decoração.