Empresas humanizadas distribuem para o mundo estilos de negócio mais conscientes, humanizadas, inovadoras e sustentáveis. Elas criam impacto, prosperidade e agregam crescimento e responsabilidade social para todos os grupos envolvidos no empreendimento. E esse tipo de empresa também vem crescendo e trazendo inovações na construção civil, através de produção de tecnologias e ideias sustentáveis que iremos ver no decorrer desde artigo.
Com o propósito de conciliar a uma nova forma de trabalho, inspirado por sistemas construtivos mais modernos, as empresas com esse mesmo fragmento procuram por métodos de cooperação eficientes e aparelhos móveis, entre outras.
Principalmente numa esfera de muita competitividade, tal como a construção civil, as inovações tecnológicas são apontadas como poderosas colaborações para os engenheiros e os arquitetos. No fim das contas, elas fornecem respostas para ajudar inclusive nos projetos mais difíceis. Desse modo, as inovações buscam analisar falhas antes que sejam capazes de atuar negativamente o prosseguimento da obra e também melhorar todo o processo.
Assim, é importante salientar a função das inovações na construção civil. Encontramo-nos enfrente uma Inteligência Artificial, das cidades inteligentes, das tecnologias mobile e muito mais. Na transformação produtiva em que estamos, esta ação possibilita entregar mais e melhor.
As vantagens das inovações na construção civil
Inovar se assemelha muito com encarar novos obstáculos, decidir a especialização de sua carreira é um exemplo. Esse comportamento é capaz de simplificar e possibilitar soluções para a execução de objetivos, tanto na vida pessoal, acadêmica ou profissional.
As inovações na construção civil têm vantagens tais como o crescimento da eficiência na produção, controle de tempo e dinheiro, formação de novos mercados ou inclusão dos atuais, aperfeiçoamento de matérias e ferramentas, fora ser apto de aumentar as receitas através da redução de gastos no campo financeiro da construtora.
Monitoramento da Qualidade
O encarregado pela construção se torna responsável de vários fatores que estão associados à qualidade da construção. Logo, a inovação tecnológica simboliza um salto para o gerente e para a construtora na condição de inspeção da obra. Examinar a organização do canteiro, os trabalhadores e a evolução representa todo o desenvolvimento da obra.
As inovações na construção civil são importantes em um campo que está sentindo desacelerações severas. Esse modelo de fiscalização de obras mais direto aperfeiçoa o controle de gastos, conserva a alta produtividade e agrega conexões.
Sistemas de construção
A tecnologia introduzida na construção civil apresenta muitos benefícios ao criador do projeto. Sistemas de construção constantemente encontraram-se presentes nesse meio, levando facilidades ao profissional. O Computer Aided Design (CAD) é o mais famoso nesse meio e cria os projetos por meio de a ilustração de objetos geométricos (o SketchUp também é bastante famoso na área da construção civil.
Todavia, embora o CAD seja popular a muito tempo, o mercado sempre estará aperfeiçoando seus métodos facilitadores. Sendo assim, aparece o Building Information Modeling (BIM) com o objetivo de proporcionara rapidez e eficiência da planta à construção.
O BIM mostra dados reais, diferente do CAD, que usa só as propriedades básicas dos elementos. Logo, é capaz de colocar dimensões, materiais, custos, fabricantes e outras características para a criação. Um projeto criado no sistema BIM melhora o modo como o gestor trabalha com a capacidade de administração. É o melhor modo de conseguir uma visão ampla de todo o procedimento realizado.
Os dados e informações são guardados na nuvem do modelo, podendo ser acessados por todos os usuários em todos os dispositivos eletrônicos. Dado que ele possua os fundamentos centralizados num servidor, quando se muda um objeto, as transformações são realizadas automaticamente em toda a rede de desenvolvimento.
Isso gera rapidez e eficácia ao processo inteiro, a contar do inicio do projeto até a construção. Termina-se formando as condições fundamentais para a introdução de iniciativas inovadoras. Um projeto executado com o BIM apresenta uma visão ampla de todos os detalhes. Pois ele oferece, além das 3 dimensões, a integração do tempo e custo.
Produtos e materiais
Esse é um grupo que está transformando as inovações na construção civil. As tecnologias de produtos e materiais ajudam o trabalho no canteiro de obras, oferecendo segurança e inovação. Citaremos agora alguns exemplos:
Bioconcreto
Produzido nos laboratórios da Technische Universiteit Delft, o bioconcreto é um material sustentável autorregenerativo. Conhecido como concreto vivo, possui uma superbactéria no seu composto. No momento em que rachaduras começam a aparecer, as bactérias iniciam à alimentação de lactato e uma série de reações químicas acontecem para criar o calcário, recuperando a estrutura.
Contrapiso autonivelante
É uma tecnologia mais ou menos nova no Brasil, porém esta sendo estudada faz muito tempo pelos pesquisadores. Ainda que do valor muito alto comparado à argamassa tradicional, o autonivelante intensifica o tempo de realização da obra. O ambiente de trabalho torna-se mais prático e ágil.
Alumínio transparente
Formado com uma tecnologia que usa o laser para criar a peça, é uma opção à substituição do vidro. Além de ter mais resistência que o aço, esse material trás mais segurança e impede que acidentes relacionados a cortes, muito comuns quando o vidro é utilizado, aconteçam.
Sensores inteligentes
Os sensores inteligentes são muito usados em carros autônomos, mas seu uso não permaneceu limitado exclusivamente a uma esfera, e trouxe inovação também na construção civil, sendo adotados em vestíveis e na área da obra.
Capacetes de obras avisam sobre impactos de pequenos pedregulhos como comunicado para ter cuidado. Os relógios verificam o estado corporal do funcionário para impedir exaustão. Esses sensores também conseguem ser repartido por todo o ambiente para enviar avisos acerca de toda a estrutura.
Impressão 3D
É a inovação tecnológica mais almejada no negócio da construção civil, ainda que apresente algumas limitações. Hoje em dia é capaz de construir casas em pouco tempo, acabar com o desperdício de materiais e, consequentemente, alcançar um projeto sustentável.
As Construtech ganham destaque nesse ramo, elas são startups tecnológicas focadas diretamente para a área da construção civil. A grande relevância é dada pela a redução enorme de gastos com construção, proporcionando muito conforto até para famílias de renda baixa.
Drones
Outra inovação que pertence a uma esfera específica e muda para outro bem diferente. Os drones oferecem aplicações muito importante no controle de obras. Eles conseguem acompanhar grandes canteiros de obras em um curto tempo, enfrentar o engarrafamento de pessoas e ainda fiscalizar estruturas em altitudes mais elevadas.
No projeto, ele faz um mapeamento de vídeo ao vivo de toda a obra. Desse modo, os gerentes de obra conseguem relatórios de avaliação de riscos, atrasos e melhorias antes mesmo de ser colocado o trabalho em prática.
Rastreamento de ferramentas
Leitores de códigos de barras já são usados há algum tempo como modelo de segurança em lojas de roupas e supermercados. Contudo, é uma nova inovação na construção civil e contribui com o aperfeiçoamento do controle de ferramentas no local da obra.
As ferramentas são cadastradas digitalmente, cada uma contendo uma numeração própria. O funcionário só fica responsável por colocar a ferramenta para ser identificada no início e no final do dia. O gerente tem permissão a todo instante a essas informações, impedindo que haja gastos com peças perdidas e desviadas.
Apesar de parecer opções bem validas, usar essas tecnologias ainda é algo bem limitado na área de construção civil.
Uma opção para vencer esse empecilho é a elaboração de propostas inovadoras acompanhadas das equipes. O compartilhamento dessas experiências junto aos diferentes profissionais também funciona como uma iniciativa do processo criativo na área da inovação.
Inovar simboliza um grande passo qualitativo para as instituições que operam neste mercado, conservando as construtoras na disputa para competir com seja qual for o concorrente.
Restaram dúvidas sobre inovações na construção civil? Se sim, é só deixá-la nos comentários abaixo e nós estaremos prontos para lhe responder! Agora, caso tenha conseguido retirar suas dúvidas com este artigo, então não deixe de compartilhar com seus amigos e conhecidos, nunca se sabe quem você pode acabar ajudado no percurso!