Quem viveu os anos oitenta muito pôde ver de exemplos de decorações de fachadas ou de interiores sendo feitas com neon.
Mas, agora, existe uma tecnologia nova, muito mais potente e bonita. Conhecida como LED ou “Diodo Emissor de Luz”, é uma tendência em moda para a casa, visto em propostas para todo o tipo de ambiente – da sala de estar ao dormitório, passando pela cozinha e banheiros.
É mesmo incrível! Veja nossas dicas.
Um pouco sobre a tecnologia do LED
O LED foi criado por cientistas japoneses por volta dos anos de 1990. O objetivo deles era encontrar uma forma mais eficiente de iluminação artificial.
E as pesquisas deram mesmo certo, pois o grupo encontrou uma solução que consome bem menos energia para emitir certa quantidade de luz. Fora que uma lâmpada feita nesse material dura vinte e cinco vezes mais do que uma lâmpada comum, incandescente.
Não demorou a que a ideia do LED fosse comprada pelas empresas, que o fabricaram em larga escala.
Agora, esse tipo de lâmpada já está nas lojas e pode ser vista instalada em prédios do mundo todo. E os arquitetos e engenheiros eletricistas têm explorado, com criatividade, esse elemento para aprimorar seus projetos luminotécnicos, inclusive visando a valorização da decoração de ambientes.
Karen Pisacane e Renata Cáfaro
Fitas de LED
Um produto alternativo, surgido recentemente no mercado, são as fitas de LED. Elas têm feito o maior sucesso entre os designers de interiores e donos de imóveis.
Isso porque, em tese, são capazes de deixar os espaços bem mais modernos e diferenciados. Também de destacar pontos importantes da proposta decorativa e garantir o conforto visual. De fato, seu efeito é mesmo impressionante!
Há vários tipos diferentes de fitas de LED à venda nas lojas especializadas em artigos de construção, variando de potência à quantidade de “mini lâmpadas” por metro. Algumas têm a cor luz branca fria, outras a cor branca quente ou são em RGB – ou seja, coloridas.
Todas possuem boa durabilidade e devem funcionar em tensão baixa, precisando ser ligadas a um transformador.
“A luz é muito agradável, pois é indireta e não ofusca a visão. (…) A tonalidade mais agradável é a amarelada, chamada de branco quente, pois deixa o ambiente mais confortável.” – arquiteta Nicole Gomes Azevedo, em Revista Zap Imóveis.
“(…) sendo a branca melhor para visualizar as cores reais dos objetos, e a amarela melhor quando se quer uma ambientação mais aconchegante e intimista.” – arquiteta Samanta Duarte, em reportagem de Mídia Max.
A utilização das fitas de LED em interiores
O principal motivo que leva os designers a utilizarem o LED na decoração de interiores é a praticidade. As fitas podem ser facilmente moldadas, cortadas e instaladas no lugar que se deseja – até porque são autocolantes. Com isso, os profissionais têm personalizado melhor os seus projetos, destacando recantos especiais dos ambientes e criando surpreendentes efeitos de iluminação – inclusive com ilusões de ótica.
Certamente, o visual da decoração com fitas de LED fica outra. E o melhor disso tudo é que não são necessários grandes investimentos para se obter bons resultados. Basta, apenas, que a pessoa use e abuse de sua capacidade criativa. Esse é o princípio básico para adequar qualquer proposta às novas tecnologias!
D2N Arquitetura + Interiores Anna Paula Moraes
Aplicações práticas
As fitas de LED podem ser aplicadas à decoração de qualquer ambiente da casa, desde a sala ao banheiro. A valorização será imediata! Sancas, nichos, prateleiras, painéis, degraus e parapeitos, além de uma infinidade de outros lugares, podem ser valorizados com a luz.
Camila Badaró e Archdesign Studio
“(…) é aconselhável não embutir iluminação em muitos locais de um mesmo ambiente e muito menos de um mesmo móvel, pois ao destacar muitos elementos o visual fica poluído, chamando atenção para tudo ao mesmo tempo.” – arquiteta Samanta Duarte.
Tatiana Moreira e Thalita Rosa
No dormitório, a pessoa pode integrar uma fita na cabeceira da cama, nas gavetas do closet, atrás do espelho da penteadeira e mais. Já na sala de estar, o LEd pode estar até mesmo em peças ornamentais, como quadros; ou ainda por detrás da TV e em cortineiros. Nesses ambientes, o legal dessa luz indireta é que ela não ofusca a visão, sendo apenas um detalhe decorativo.
Agora, em home offices, cozinhas, lavabos e banheiros, as fitas de LED podem assumir outra função.
Além de destacar armários e bancadas, podem ajudar na visualidade da pessoa no momento da realização de certas atividades, como se maquiar, cortar alimentos ou fazer o dever de casa.
Já definiu onde vai usar essa iluminação em sua casa? Então, não perca mais tempo e inicie logo seu projeto.
Estas dicas de decoração com fita de LED foram criadas pela equipe Viva Decora.