Bitola De Ferro – Para Que Serve? Como Escolher?

Pode até não parecer (literalmente) mas a bitola de ferro é presente em praticamente toda e qualquer obra que você queira realizar. E não, não estamos falando de estruturas metálicas, mas da própria alvenaria convencional.

Quer entender melhor sobre a bitola de ferro e porquê ela é tão importante assim? Pois então basta continuar a leitura que nós te explicamos tudo o que você precisa saber sobre ela.

Não vão sobrar mais dúvidas! Vamos lá?

A bitola de ferro

Sabe este pequeno trocadilho que nós fizemos acima com “pode até não parecer”? É que, literalmente, a bitola de ferro não fica visível em uma construção. Na realidade a partir do momento que você consegue ver a bitola de ferro em uma obra pode ter certeza de que tem algo de errado aí.

O que acontece aqui é que a maioria dos elementos estruturais que você utiliza em sua construção (fundação, pilares, vigas, laje) contam com a bitola de ferro em sua composição, porém ela é interna, sendo revestida com o concreto de tal maneira que você nem mesmo toma conhecimento de que ela está ali.

“Então quer dizer que ela não pode mesmo ficar aparecendo?”

Definitivamente não! Se ela ficar aparente, ou seja, se você olha para um pilar por exemplo e consegue ver a bitola de ferro dele aparecendo, pode saber que tem algo de errado ali. O que acontece aqui é que, o ferro ao entrar em contato com o oxigênio ele oxida, o que faz com que ele perca sua resistência e consequentemente aquele pilar vai começar a ficar mais fraco, e dependendo do nível da situação isto pode ser um perigo para toda a construção.

A importância da bitola de ferro

Anúncios

Pode ser que você ainda esteja se perguntando sobre qual a real importância da bitola de ferro, sem problemas, nós te ajudamos a entender.

Anúncios

A alvenaria convencional é um dos sistemas construtivos mais utilizados no Brasil, e isso se dá a diversos fatores, sendo que um deles é de responsabilidade da dupla concreto + aço. Esta dupla funciona realmente muito bem na construção civil, tão bem que é como se um complementasse o outro, e eu já te explico o porquê disso.

Vamos começar com o concreto. O concreto possui uma ótima resistência a compressão, ou seja, se você tentar comprimir um bloco de concreto você terá de fazer uma força muito grande para conseguir. Mas, em compensação, ele não tem uma resistência a tração muito boa, o que significa que se você tracionar uma peça de concreto ela irá se quebrar com facilidade.

Agora, se pegarmos o aço para analisar, ele é exatamente o oposto do concreto. Ou seja, ele tem uma boa resistência a tração, mas não é tão bom quando o assunto é compressão. E o que aconteceria se uníssemos um ao outro? Isso mesmo, temos uma resistência peça de concreto armada que é bom tanto para compressão quanto para tração. Entende agora o por quê da bitola de ferro ser tão importante?

Concreto tração compressão
Neste esquema você consegue perceber o concreto e o aço (bitola de ferro) trabalhando em conjunto

Sobre a bitola de ferro

Agora que você já compreende a real função da bitola de ferro em toda a sua estrutura, e sabe que é praticamente impossível construir sem ela, tem algumas coisinhas que você deve se atentar antes de sair colocando ferro em tudo.

A quantidade de aço

Quanto mais aço, mais resistente, certo? Depende!

É normal que na maioria das obras, principalmente aquelas que são feitas sem o auxílio de um Engenheiro, utilizem mais aço do que o necessário, ou um diâmetro além do necessário. Claro, isto faz com que a obra fique resistente além do necessário, o que muitas vezes é a justificativa para tal de que: “Prefiro que fique mais segura!”, quando na verdade é apenas uma inabilidade de realizar cálculos.

Uma obra que segue todas as Normas necessárias já possui em seu cálculo a quantidade necessária de aço para determinada aplicação, sem a menor necessidade de ir além, quando na verdade colocar mais aço do que o necessário apenas irá encarecer o valor final de uma obra.

É dever do Engenheiro Calculista da obra justamente isto, definir o limite máximo de aço a ser utilizado de maneira que, ao mesmo tempo que ele trabalha com a Norma prevendo a segurança ele também não gasta além do necessário e prevê a construtora/cliente não gaste além do necessário.

A posição do aço

Não, não é só comprar a bitola de ferro, colocá-la dentro da peça de concreto e pronto.

No projeto estrutural está previsto tanto a quantidade de barras de aço como a posição especifica de cada barra. E não, a posição não é aleatória, ela é devidamente calculada pelo Engenheiro Calculista responsável pela obra, visando utilizar ao máximo a resistência daquela peça.

ferro na viga
Repare que aqui há quatro barras de ferro na parte debaixo e duas na parte de cima

O diâmetro utilizado

Na hora de utilizar a bitola de ferro, o diâmetro escolhido faz toda a diferença!

Um diâmetro de 5 mm por exemplo é muito menos resistente do que um diâmetro de 16 mm, entretanto, vale realmente a pena usar um diâmetro de 16 mm para esta obra/peça em específico? Ou será que não seria melhor utilizar por exemplo duas barras de ferro com um diâmetro de 12,5 mm?

Esta é uma pergunta que apenas o Engenheiro Calculista poderá responder, é ele quem irá definir qual diâmetro é o melhor para ser utilizado e, como teoricamente a resistência alcançada é a mesma, ele deverá se apegar a fatores tais como aplicabilidade (duas barras de 12,5 mm é melhor do que utilizar o correspondente de 5 mm, que daria num total de 12 barras), preço (dependendo da região se torna mais vantajoso comprar 3 barras de 10 mm do que duas barras de 12,5 mm), a similaridade da peça (uma vez que se começa a utilizar um determinado diâmetro na peça, é preferível que o utilize em toda sua extensão caso possível), bem como diversos outros fatores.

Diferença de diâmetro da bitola de ferro
Consegue notar a diferença dos diâmetros?

Certo, acho que não preciso nem falar novamente da importância de se contar com um Engenheiro Calculista competente na hora de realizar todo o projeto estrutural de sua construção, não é mesmo? É ele o especialista quando o assunto é bitola de ferro e cálculo estrutural, ou seja, é ele a quem você deverá recorrer.

Uma última informação sobre a bitola de ferro

Antes de finalizarmos este artigo, temos uma última informação para você com relação a bitola de ferro, que diz respeito ao seu diâmetro.

Anúncios

Atualmente os diâmetros (em milímetros) mais utilizados são:

  • 5,0
  • 6,3
  • 8,0
  • 10,0
  • 12,5
  • 16,0
  • 20,0
  • 25,0

Sendo que cada um deles acaba recebendo uma aplicação mais comum, como por exemplo a barra de 5,0 mm, que é bastante utilizada mais como reforço, não exclusivamente como estrutural, devido a ser o menos resistente dentre todos.

Mas o que queremos puxar sua atenção não é quanto a isso, mas sim com relação a unidade de medida utilizada na bitola de ferro, a polegada. Na hora de conversar com Engenheiros, pedreiros, armadores e até mesmo vendedores, dar a unidade de medida em milímetros não é comum, mas sim em polegadas.

A conversão não é difícil, sendo que 1 polegada = 25,4 mm, então é só fazer a regrinha de três que você consegue chegar até a medida requerida. Mas claro, uma vez que você já chegou até aqui neste artigo nós iremos te poupar do trabalho de transferir os diâmetros para polegadas, é só dar uma conferida abaixo:

  • 5,0 mm = 3/16 polegadas
  • 6,3 mm = 1/4 polegadas
  • 8,0 mm = 5/16 polegadas
  • 10,0 mm = 3/8 polegadas
  • 12,5 mm = 1/2 polegadas
  • 16,0 mm = 5/8 polegadas
  • 20,0 mm = 3/4 polegadas
  • 25,0 mm = 1 polegada

Então se precisar fazer a encomenda das barras de ferro para sua obra, e o lugar somente atender em polegadas, agora você já sabe falar a mesma língua deles.

Conclusão

Ao final deste artigo você já vai estar entendendo praticamente tudo sobre bitola de ferro, desde sua importância, até como ela é utilizada em obra e até mesmo a como comprar as barras de ferro para sua construção. Mas é claro, caso ainda tenham sobrado dúvidas basta perguntar nos comentários abaixo, estaremos prontos para lhe responder!

E caso tenha conseguido tirar suas dúvidas com a leitura deste artigo sobre, então não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e conhecidos, afinal de contas, nunca se sabe quem você poderá acabar ajudando no processo!