Possui uma piscina e esta na dúvida sobre qual argamassa para piscina utilizar? Pois sem problemas, nós te ajudaremos a escolher a melhor argamassa para ela!
Mais do que isso, iremos também te ajudar a como assentar e rejuntar a cerâmica em piscinas!
Quer mais? Ok então! Nós ainda te ajudaremos a escolher o melhor piso para piscina!
Então, se quer aprender logo algum dos ensinamentos acima, ou todos eles, é só continuar lendo este artigo até o final!
Antes da argamassa para piscina, vamos começar pelo piso!
Antes de passarmos logo para a argamassa para piscina, vamos começar pelo começou, ou seja, pelo piso!
Você sabe qual o melhor pisco para piscina? Pois para responder a esta pergunta é necessário conhecer os principais pisos, só assim você poderá escolher qual o melhor para sua piscina em específico. Pois então, sem mais delongas, vamos conhecer os principais pisos para piscina.
1 – Piso de Porcelanato
Uma opção bastante comum para pisco de piscina e, devido ao fato de que o piso da área de uma piscina deve ser antiderrapante, um acabamento de porcelanato natural ou rústico é o mais recomendado. O fato dele ser resistente, de fácil limpeza e manutenção e versátil (permitindo várias cores e formatos) é também um aspecto favorável para a escolha deste piso.
2 – Piso de Cerâmica
Um piso de cerâmica também é bastante utilizado em piscinas, sendo que seu baixo custo e sua variedade de texturas, tamanhos e cores são suas principais vantagens. Porém um cuidado a se tomar é buscar o pisco de cerâmica que seja realmente voltado para piscinas, pois a maioria não costuma ser nem mesmo antiderrapante.
3 – Piso de Madeira
Um piso de madeira com certeza tratá um ar de sofisticação a seu ambiente, além de seu conforto térmico!
A principal desvantagem deste piso fica por conta de sua manutenção frequente, com a aplicação de uma resina ou produtos similares, de maneira que a madeira não se deteriore.
4 – Piso de Pedra
Algumas pedras em específico podem fornecer um belíssimo piso para piscina, devido ao fato de serem antiderrapantes, possem uma resistência alta e são de fácil cuidado. E, se você deseja colocar móveis mais pesados na área da piscina, então um piso de pedra com certeza torna-se a melhor opção. O ponto negativo deste piso é que pode-se acumular sujeira nas juntas.
5 – Piso de Mármore
Apesar de obviamente seu elevado custo ser a principal desvantagem, o mármore pode muito bem ser utilizado como pisco para piscina. O ideal aqui é escolher uma textura mais rústica, devido a sua propriedade antiderrapante. Ele é mais indicado para piscinas indoor (aquelas do lado de dentro de casa).
6 – Piso de Granito
E por último, mas não menos importante, temos o piso de granito, resistente, de fácil limpeza, durável e de ótima adequação térmica. Prefira o granito em estado bruto, devido a assim ele ser antiderrapante. É necessário uma limpeza regular neste tipo de piso, além do uso de resina para evitar que manchas se formem.
Direto ao assunto, qual a melhor argamassa para piscina?
Certo, sem mais enrolação vamos direto para qual a melhor argamassa para piscina!
O assentamento das cerâmicas na hora da construção de sua piscina pode acabar sendo sua maior preocupação, a menos é claro que você utilize a argamassa para piscinas AC-III. O que acontece é que esta argamassa em específico oferece uma maior aderência, além de uma melhor capacidade de deformação, e se quiser saber mais sobre este tipo de argamassa, nós já escrevemos sobre ela, então basta clicar aqui e você terá acesso a um artigo todo dedicado a ela.
Tendo em mente que a argamassa AC-III é a mais indicada para uso em piscinas, vamos destacar alguns pontos, e passaremos também pela maneira adequada para a aplicação desta argamassa.
Antes de mais nada, é bom ficar atento, isso pois, dependendo do tamanho da placa cerâmica que você utilizar, isto interfere nas especificações da argamassa. O tamanho também influi diretamente no método de aplicação, sendo que peças muito grandes, acima de 30 x 30 cm ou 900 cm², necessitam de uma dupla colagem, sendo que para cada formato específico há uma desempenadeira adequada para qual se aplica a argamassa colante no substrato, e no verso da placa cerâmica também.
Após o revestimento cerâmico ser assentado, é necessário que se espere ao menos três dias antes que se possa executar o rejuntamento. Para esta etapa é necessário rejuntes aditivados, que possuam uma capacidade elevada de deformação e impermeabilidade. O ideal aqui é dar uma boa olhada na indicação do fabricante, pois é lá que você irá ter uma noção se ele atende a aplicação em piscinas.
Aplicou o rejunte e fez a limpeza? Show, agora é só aguardar por cerca de 15 antes antes de jogar a água dentro da piscina. Mas claro, antes de já ir enchendo a piscina confira sempre antes se não há nenhuma placa se soltando ou então se não há nenhuma falha no rejuntamento.
Veja também: Qual A Melhor Marca De Argamassa?
Tá, mas e se a argamassa para piscina que eu usar não for boa?
É de extrema importância utilizar a argamassa para piscina correta, pois, caso você acabe utilizando um material inadequado, isso fará com que a durabilidade do revestimento fique comprometida, ou seja, suscetível ao desplacamento cerâmico, infiltrações e até mesmo danos estruturais em sua piscina. Resumindo tudo, muita dor de cabeça para você.
Tenho certeza de que isso não é algo que você irá querer ter, então cuidado na hora de escolher a argamassa para piscina, além de tomar o cuidado de seguir o passo a passo acima para sua aplicação.
Conclusão
Bom, agora você já sabe qual a melhor argamassa para piscina, e mais, sabe até mesmo como deve fazer para aplicar corretamente esta argamassa em sua piscina, então não tem mais desculpas para fazer a coisa errada agora. Inclusive, nós fomos até além nessa e te apresentamos os principais tipos de piso para piscina, nós realmente somos bonzinhos!
E então, tá esperando o que para começar a dar prosseguimento ao projeto da piscina própria?