Índice do Artigo
A mesa de jantar de vidro é o coringa na decoração. Ela contribuiu para que o ambiente fique mais elegante, iluminado e cheio de charme. É possível fazer diversas combinações diferentes com essa peça, combinações que vão desde o rústico ao moderno.
O importante de escolher uma mesa de jantar que crie um ambiente agradável é que você vai ter um lugar especial para fazer suas refeições e poder receber seus convidados. Para te ajudar a encontrar o modelo ideal da mesa de jantar de vidro, nós fizemos uma lista de dicas e vantagens desse material. Confira e se inspire!
A história do vidro
O vidro, quando surgiu, há mais ou menos 5000 a.C., era um elemento fluído com alto grau de viscosidade à temperatura ambiente, feito a partir da mistura entre areia e ingredientes químicos elevados à uma temperatura de 1500º C. Ele foi descoberto quando mercadores fenício acidentalmente fizeram uma fogueira na beira da praia e colocaram panelas feitas de nitrato de sódio. A combinação entre fogo, areia e o nitrato de sódio resultou em um líquido translúcido conhecido como vidro.
Com o passar do tempo, a produção foi ficando mais moderna e sofisticada, atingindo seu ápice na ilha de Murando, próximo a Veneza, em 1300, como uma técnica moldada à rolo.
E foi no século XVIII, com Luís XIV na França, que os mestres vidreiros abriram uma indústria de vidros.
Hoje em dia, encontramos várias maneiras e técnicas diferente para atingirmos o resultado esperado do vidro. Tudo depende da temperatura, pressão de cozimento e matérias-primas envolvidas. São essas ações que vão determinar o resultado final, como espessura, claridade, entre outros fatores.
Com certeza, o que temos é um material nobre e cheio de prestígio. É usado na decoração de interiores e conta com as mais diversas funcionalidades.
Formato da mesa de jantar de vidro
Assim como todas as mesas de jantar, podemos encontrar a mesa de vidro em quatro formatos principais, as redondas, as retangulares, as ovais e as quadradas. Selecionamos as principais características de cada uma delas.
1 – A mesa redonda
As mesas redondas conseguem fazer com que a interação entre os convidados seja melhor e mais íntima, já que eles sentam um de frente para o outro. É importante se atentar para a quantidade de cadeiras, que devem ser proporcionais ao tamanho da mesa. O certo é que elas tenham uma distância de 60 centímetros entre si e para trás. Assim, todo mundo fica mais a vontade.
2 – A mesa retangular
A mesa de jantar retangular com tampo de vidro é mais tradicional, e segue o mesmo princípio da redonda quanto a distância. A maior vantagem desse formato é que você consegue colocar cadeiras nas pontas, aumentando a quantidade de lugares disponíveis para sentar. A sua base pode ser feita com vários materiais, como madeira, metal, cimento queimado e MDF.
Para escolher o material da base, o que vai determinar é o estilo decorativo pretendido, bem como a quantidade de investimento que poderá ser feita. Essa mesa fica perfeita perto da janela. E quando o tampo e a base seguem linhas retangulares, o vidro ganha uma melhor sustentação e firmeza.
3 – Quadrada
A mesa de jantar quadrada agrega estilo a decoração. Com ela, seus amigos ou familiares ficarão mais à vontade para interagir e aproveitar a refeição, sendo almoço ou jantar. Elas podem ser encostadas na parede e as pessoas ficam mais próximas. No entanto, esse formato ocupa muito espaço e é menos flexível na hora de acomodar os convidados, por isso, é mais indicada para ambientes maiores.
4 – Ovais
Esse formato de mesa amplia o cômodo e consegue acomodar melhor a família ao seu redor. É um modelo pouco comum, e por isso mesmo dá um toque de sofisticação e exclusividade ao ambiente.
É ideal para espaços médios a grande, onde há uma maior circulação de pessoas. Não possuem quinas, sendo mais seguras para casas com crianças pequenas. Ela ocupa menos espaço que a mesa retangular, mas acomoda a mesma quantidade de cadeiras.
Mesa de jantar com tampo de vidro craquelado
O vidro craquelado é a escolha certa para quem não tem medo de ousar. Ele produz um efeito visual diferenciado ao tampo de vidro. É um material composto por três lâminas internas, feitas de vidro temperado, é o que confere o craquelê.
Já as outras duas, são feitas da versão monolítica do vidro. Elas são unidas por duas películas de Polivinil Butiral (PVB), e em seguida a interna é quebrada. Os fragmentos se juntam a película e ficam presos entre as lâminas externas.
Esse tampo de vidro é muito seguro quando feito de forma correta. Por isso, encontre um fornecedor de confiança e que garanta a qualidade do seu trabalho. Dessa forma, você terá uma mesa única, cheia de estilo e aconchegante.
A Importância das Mesas para a Sala de Jantar
A mesa de vidro recebe muita importância dentro do cômodo, porque ela é a estrela da decoração, o principal apoio e o móvel que vai ditar todo o estilo decorativo do ambiente. É a maior peça a ser usada e com o visual mais impactante. Por isso, a escolha de um modelo adequado e que possua requinte, elegância, versatilidade e resistência é fundamental. Leve essa ação a sério e o resultado será maravilhoso.
Confira também: Mais de 80 fotos de uma sala de jantar moderna!
O Estilo da Mesa de jantar de vidro
O vidro é um material que garante luminosidade, frescor e um toque de contemporaneidade ao espaço. A peça é resistente, fácil de limpar e funciona tanto para decorações mais modernas quanto para um contraste entre o moderno e clássico. Veja como decorar com a mesa de jantar de vidro nos diferentes estilos!
1 – Aposte no Estilo Moderno
A mesa de jantar de vidro combina perfeitamente com o estilo moderno. Para esse efeito, aposte em um modelo com pés palito de madeira. Elas são tendência e podem aparecer em todos os formatos.
Escolha a forma e tamanho de sua mesa conforme a sua necessidade e o espaço disponível. O complemento do toque moderno fica por conta das cadeiras, que podem ser as Charles Eames.
2 – Contraste entre as peças
Uma identidade decorativa com um toque a mais de personalidade, chama por um mix entre peças modernas e clássicas. Combine a mesa de jantar de vidro com cadeiras de madeira e crie um espaço harmônico e exclusivo.
Também vale a pena investir em cadeiras mais requintadas, caso sua mesa seja retangular, para colocar nas pontas. Faça uma composição de cadeiras de madeira maciça com linhas retas.
3 – Mesa de jantar de vidro com madeira
O vidro combina muito bem com itens em madeira. E nem sempre ela precisa estar presente nas cadeiras ou na base. Em ambientes integrados, faça um acabamento com madeira escura nas paredes e centralize a mesa no ambiente usando a iluminação para destacar o móvel.
4 – Iluminação para mesa de jantar
A iluminação na sala de jantar tem um papel muito importante. Ela ajuda a centralizar a mesa e faz com que o seu material seja refletido na composição do ambiente. Então, posicione um lustre em cima da sua mesa, para que ela receba uma grande quantidade de luz, se tornando o atrativo principal do ambiente.
Para manter o clima clean e funcional, você pode adicionar armários de vidro de modo a compor o ambiente.
5 – Com base rústica
Boa parte das mesas com base de vidro apresentam uma base diferenciada, feita com um layout arrojado, um material diferente e recebem textura e coloração. Como aparecem através do vidro, precisam se destacar de alguma forma.
Uma ideia bacana é usar o estilo rústico na sua base. Que tal uma estrutura que imita o tronco de uma árvore maciça? A união do vidro com essa base compõe um visual contemporâneo e aconchegante.
6 – Base de Metal
A base de metal é uma característica do estilo moderno e quando combinado com couro garante um visual muito interessante. O metal também fica muito legal com cimento queimado e madeira, podendo compor uma decoração industrial muito elegante.
7 – Colorida
E que tal uma mesa de jantar com base de suporte colorida? Quando esmaltada, deixa a composição ainda mais interessante e sofisticada. Vale a pena usar cadeiras com base branca, para equilibrar com as cores da mesa. O tampo de vidro permite que a base colorida seja vista por todo mundo.
Cuidados a se tomar com a mesa de jantar de vidro
A sua mesa precisa de alguns cuidados para que a sua durabilidade seja maior. Como por exemplo investir em descansos de panela e nunca colocar objetos quentes diretamente na mesa, pois isso pode manchá-la.
Não arraste objetos sobre o vidro de sua mesa de jantar, para que não risque o material. Apoie toalhas ou suportes de pratos sempre que for usar sua mesa.
Faça limpezas periódicas usando álcool ou produtos desenvolvidos especialmente para limpar móveis de vidros. Evite produtos abrasivos e não use o lado grosso da esponja. Saiba que uma pequena quantidade de álcool ou produto de limpeza, em quantidades excessivas, pode danificar o vidro ao deixar resíduos.
Em sujeiras mais profundas, passe mais camadas finas sobre o móvel, conforme houver necessidade.
Por fim, invista em um polimento da mesa toda vez que limpá-la. Os produtos para polir podem ser encontrados encontrados em supermercados. Esse processo dá mais brilho e protege o móvel contra derramamento de líquidos e alimentos ao criar uma película protetora.
36 fotos de mesa de jantar de vidro para te inspirar
A mesa de jantar de vidro pode aparecer nos mais variados formatos, modelos, tamanhos e composições. Para te inspirar a criar a decoração do seu ambiente, fizemos uma seleção de 40 fotos. Confira e escolha a sua preferida!
1 – Nessa sala de jantar abaixo até mesmo as cadeiras parecem de vidro, combinando bem com a mesa!
2 – Você também pode combinar um tampo de vidro em sua mesa com apoio de madeira e cadeiras de madeira
3 – Uma luminária bem em cima de sua mesa de vidro também pode combinar bem com o ambiente da cozinha ao redor
4 – Repare bem que até mesmo o apoio desta mesa é de vidro
5 – Mais um modelo de mesa de vidro com cadeiras de madeira ao redor para você ver o quanto elas combinam bem
6 – O apoio desta mesa é o tronco de uma árvore, o que apenas deixa ela mais bonita ainda!
7 – Essa sala de jantar além da mesa também possui espelhos ao redor
8 – Tampo de tronco e um lustre bastante moderno
9 – Essa mesa abaixo é totalmente de vidro, desde seu tampo até suas pernas
10 – Uma mesa até mais simples se levar em consideração alguns dos modelos acima, mas isso não faz dela menos incrível!
11 – Aqui temos o modelo de uma mesinha redonda com tampo de vidro
12 – Essa sala de jantar se destaca não apenas pela mesa de madeira, mas também por todos os demais elementos que a compõem
13 – Outra mesinha redonda com tampo de vidro
14 – A mesa redonda também combina bem com as cadeiras de madeira
15 – Essa abaixo não é bem para a sala de jantar, mas pode ser usada em pequenas reuniões e durante o café da manhã
16 – Uma mesinha pequena com tampo de vidro
17 – Essa mesa de vidro é linda, e a iluminação no teto com certeza vai fazer seu jantar ficar ainda mais gostoso
18 – Mais um modelo de mesa de vidro, dessa vez com uma cozinha linda ao fundo
19 – E se você gosta de inovar, então confere só esse lustre logo acima da mesa
20 – Um dos modelos mais simples que trazemos para você, porém sem perder seu charme
21 – E essa mesa bem no centro da sua cozinha trazendo um charme extra ao ambiente
22 – Sim, a mesa é bonita, mas repare bem no quão incrível é o lustre
23 – Já essa mesa abaixo é outra totalmente de vidro, desde seu tampo até seu apoio, e o mais legal é ela ser toda de vidro transparente
24 – O tampo de vidro é até “normal”, o que destaca mesmo esta mesa é sua base
25 – A cor roxa combina muito bem com a mesa de vidro desta sala
26 – Uma sala de jantar com modelo mais “padrão”, se destacando pela decoração ao redor
27 – Uma mesa quadrada pequena com tampo de vidro
28 – Essa não é bem uma mesa de vidro, já que ele está apenas por cima do tampo de madeira, mas mesmo assim ela ainda é muito bonita!
29 – Quer uma mesa em um modelo mais moderno? Então confere só essa abaixo!
30 – Aqui não só a mesa como todo o ambiente parece ser feito de vidro, o que deixa tudo incrível!
31 – O desenho do tapete é refletido nas pernas desta mesa de vidro, deixando tudo ainda mais incrível!
32 – Mais uma mesa de vidro simples, onde o diferente aqui se dá pelo seu apoio
33 – Um modelo bem simples e comum
34 – A base dessa mesa de vidro é o que faz dela diferente das demais
35 – E para quem gosta de luminárias diferenciadas, aqui vai mais um modelo para deixar sua sala de jantar ainda mais incrível!
36 – E para finalizarmos, que tal uma luminária de cristais logo acima da sua mesa de vidro? Bem legal, não é mesmo?
A mesa de jantar de vidro é a peça principal do cômodo. Por isso, a escolha desse móvel deve ser cuidadosa, levando em conta o formato, o espaço disponível, sua necessidade e o estilo decorativo a ser adotado. Não esqueça de inserir uma boa iluminação no espaço para que ela tenha ainda mais destaque!