O azul é uma das cores favoritas para a decoração de um imóvel. Afinal, a cor é atraente e bonita, além de contar com variados tons. Combiná-las com outras cores também é fácil, e por isso ela aparece tanto nas paredes, objetos e até pisos. Mas você sabe as cores que combinam com azul? Escolher a mais adequada é fundamental para garantir que a sua decoração não se tornará uma “bagunça”!
De modo geral, as cores mais abertas combinam mais facilmente com o azul. Uma cor aberta transmite calor, alegria e movimento. Isso não significa, contudo, que cores fechadas não possam ser utilizadas: o cinza e o marrom, por exemplo, são incríveis opções! Elas transmitem sobriedade e tranquilidade, e podem combinar inclusive com o uso de mais alguns tons na decoração.
O segredo para utilizar o azul em casa é associar tons leves com tons leves, e cores mais intensas com outras também intensas. Ou seja, não há um tom de azul específico que combine com o amarelo ou o laranja. Todos os azuis combinam, seja ele o azul turquesa, azul marinho, azul royal, azul tiffany ou outro. A chave é associar a coloração intensa com outra cor intensa, e os mesmos tipos de azul, em um tom suave, com cores igualmente suaves.
Além disso, o azul pode ser utilizado em qualquer ambiente. Sala, quarto, cozincha, banheiro, varanda: todos ficam ótimos com a tonalidade. É importante apenas saber balancear o tom no cômodo, inserindo-o em objetos ou paredes, mas nunca nos dois. Acompanhe no texto como fazer a sua decoração!
Azul e branco
A mistura entre azul e branco é clássica. Afinal de contas, o azul marinho associado ao branco remete muito à decoração náutica. Assim, se o seu objetivo é uma combinação de azul sem medo de errar, essa será sua melhor opção.
Já tons mais claros e abertos do azul criam a sensação de tranquilidade. Enquanto isso, os tons abertos, mas de tonalidade mais intensa, dão vivacidade e alegria ao ambiente.
Uma ótima pedida é pintar as paredes de branco, e investir em detalhes em azul. Já para a pintura em azul das paredes, o consumidor deve ter o cuidado de não tingir todos os muros. Do contrário, o espaço se tornará muito fechado, podendo causar desconforto.
Azul e vermelho
Outro modo de obter um visual náutico é combinar o vermelho mais aberto, o azul marinho e o branco. Já que são três as cores, é mais interessante tingir a parede de branco, e investir nos outros dois tons colocando-os em móveis e objetos.
Ao combinar apenas o azul e o vermelho, por outro lado, o resultado é sempre aconchegante e harmônico. Desde que, como já citado, seja respeitada a associação de tons leves com leves, e intensos com intensos. Nestes casos, o resultado visual costuma também remeter à moda urbana.
Azul e Rosa
Em tempos passados, o azul e o rosa eram considerados opostos: azul para os meninos, rosa para os meninos. Agora, porém, a associação das duas colorações é uma grande tendência na decoração. Para um clima de romantismo, o ideal é misturar tons claros. Se a opção é por tonalidades intensas, o resultado será vibrante.
Azul e amarelo
Não importa a intensidade das cores: o azul e amarelo são, naturalmente cores mais alegres, e sua combinação, com certeza, cria um ambiente também alegre. Por isso, é fundamental ter atenção na forma como as opções são combinadas.
O exagero de alguma coloração pode “pesar” o ambiente, e torná-lo incômodo visualmente. Na dúvida, a melhor alternativa é colocar ambas as cores em objetos, e não nas paredes do cômodo. O que não significa, é claro, que você não possa fazer essa opção mais “ousada”: só tenha atenção para não exagerar na combinação.
Azul e laranja
Usar o azul e o laranja em um mesmo ambiente é, sem dúvida, uma opção ousada. Por isso, é fundamental que você tenha a certeza dessa escolha. Se sim, a associação dos tons vai gerar um ambiente vibrante e cheio de vida. Para que o ambiente não fique muito “carregado”, é sempre interessante utilizar uma terceira cor, mais neutra, como o branco. Assim, haverá maior harmonia no cômodo.
Azul e cinza
Para quem quer investir no azul, mas sem deixar a sobriedade de lado, a solução é juntar o azul e o cinza. O cinza funciona como uma base neutra, e inserir o azul no cômodo cria a sensação necessária de alegria. Independentemente dos tons escolhidos, o resultado é sofisticado e equilibrado.
Veja também:
Azul e bege
Colocar o azul e bege juntos tem a mesma ideia da opção anterior: oferecer uma base simples para que o azul possa se destacar. Caso as cores escolhidas sejam em tons pastéis, o resultado da combinação é mais leve, e transmite paz. Já as alternativas mais intensas reforçam a sofisticação do ambiente.
Azul e marrom
Finalmente, há a combinação entre azul e marrom, que já se tornou marca de ambientes elegantes. O marrom é um tom muito neutro, e o azul consegue balancear essa característica dando vida ao espaço. O equilíbrio criado é belo e incrível!
Agora que você sabe as cores que combinam com azul, pode investir na tonalidade. Qual a sua escolha?