Seja qual for o ambiente para decoração, é importante saber fazer a combinação de cores adequada. Isso garante que o visual do espaço será mais homogêneo, sem provocar nenhum tipo de cansaço visual com o tempo. Especialmente no caso da combinação de tons muito intensos.
O contrário, com cores pasteis, também acontece. Imagine, por exemplo, um quarto em que a cor predominante é o azul. Inserir um tom claro é uma boa opção, mas combinar a cor com um tom tão claro quanto pode não o ser. Afinal, as tonalidades serão muito parecidas, causando certo tédio visual.
Para te ajudar a definir a melhor decoração de cores, vamos listar, ao longo desse texto, algumas dicas e opções de associação de tons. Acompanhe!
Tabela de combinação de cores
Misturar móveis, cores e texturas pode ser uma boa ideia no ambiente. Afinal, assim é mais fácil definir um espaço com a sua personalidade. Porém, exageros podem ser problemáticos, e criarem designs não muito atraentes. Para evitar esse “perigo” em relação às cores, é possível utilizar o círculo cromático.
O círculo cromático possui 12 cores, divididas em primárias, secundárias e terciárias. Os tons são os básicos percebidos pelo olho humano, e é a partir do seu nível de luz, saturação e sombras que “surgem” outras cores.
As cores primárias são o amarelo, o azul e o vermelho. Misturadas umas com as outras, elas geram as cores secundárias:
-
azul + amarelo = verde
-
azul + vermelho = violeta
-
amarelo + vermelho = laranja
Já as cores terciárias são obtidas por meio da mistura entre as cores secundárias, consideradas variações de tons. Além dessa divisão, o círculo cromático “separa” as cores em quentes (vermelho, amarelo e laranja) e em frias (verde, azul e roxo).
Um método base de combinação é combinar cores frias apenas com frias, e quentes apenas com quentes. Afinal, as primeiras deixam o ambiente mais alegre, enquanto as segundas permitem um visual mais leve e sóbrio.
Ademais, existem o branco, o cinza (preto + branco), o marrom e o bege. Eles não estão presentes no círculo cromático, mas podem ser ótimas opções para a decoração, uma vez que são neutros.
Cores primárias
As cores primárias são as consideradas puras. Combiná-las entre si é uma alternativa, mas dependendo da intensidade das cores, pode não oferecer o resultado esperado. Por isso, o ideal é definir um tom mais escuro, e “balanceá-lo” com outro mais claro.
1. Vermelho e branco
2. Vermelho e preto
3. Vermelho e amarelo
4. Vermelho e azul
5. Amarelo e lilás
6. Amarelo e ciano
7. Amarelo e cinza
8. Amarelo e preto
9. Azul e violeta
10. Azul e branco
Lembre-se de que o branco combina com qualquer outro tom.
11. Azul e preto
Cores complementares
Também é possível obter uma bela combinação entre cores que estão em lados opostos do círculo cromático. A opção é interessante quando o objetivo é criar uma sensação vibrante, de “vida”, no espaço.
Utilizando as cores complementares, também é possível fazer a chamada combinação em fenda. Aqui, é preciso escolher uma cor primária e duas complementares que estejam diametralmente opostos. O contraste obtido por esse modo de associação é menos intenso.
12. Azul e laranja
13. Roxo e amarelo
14. Vermelho e verde
Combinação de três cores
Outro modo bastante interessante de combinação de cores é utilizar três tons diferentes. Nesse caso, é importante escolher tonalidades que estejam equidistantes umas das outras no círculo cromático. Ou seja, que apresenta a mesma distância em relação a uma cor. Isso cria um visual de alto contraste, mas sem deixar a harmonia de lado. Veja alguns exemplos:
15. Verde, azul e violeta
16. Violeta, vermelho e laranja
17. Laranja, vermelho e amarelo
Combinações de cores análogas
Utilizar cores análogas significa escolher tons adjacentes, um do lado do outro no círculo cromático. O resultado é um visual mais divertido, e por isso é necessário ter certeza da escolha. É necessário uma personalidade moderna e cheia de inovação para esse tipo de combinação. Acompanhe exemplos:
18. Violeta, azul-escuro e lilás
19. Amarelo e laranja
20. Rosa, vermelho e laranja
Você ainda pode investir em quatro cores, mas o exagero pode ser maléfico à decoração.
Cores para paredes
21. Bege e marrom
22. Bege e azul
23. Bege e verde
24. Bege e preto
25. Bege e vermelho
26. Bege e branco
27. Cinza e rosa
28. Cinza e violeta
29. Cinza e amarelo
30. Rosa e marrom
31. Rosa e branco
32. Rosa e verde
33. Rosa e turquesa
34. Laranja e branco
35. Laranja e preto
36. Verde e laranja
37. Verde e amarelo
38. Verde e cinza
39. Verde e branco
Combinação de cores para quarto
Na hora de escolher as cores para a decoração do quarto, é importante pensar em mais do que o aspecto visual. Cada cor transmite sensação diferente, e a definição da ideal pode tornar o ambiente mais tranquilo, aconchegante, alegre ou outras.
O branco, por exemplo, é um material ligado à limpeza, paz e à pureza. O cinza, por outro lado, transmite seriedade e sabedorias, mas se for combinado com cores muito fechadas pode provocar tristeza ou tédio. O mesmo para o preto: o tom transmite melancolia se colocado com cores escuras; por isso, o preto precisa ser combinado com cores “alegres”, como o amarelo.
Já o azul transmite serenidade e confiança, enquanto o verde pode provocar frescor, equilíbrio e bem-estar. Finalmente, o amarelo é responsável pela iluminação, conforto e euforia.
As demais cores existentes também transmitem sensações. É importante avaliar se as cores são “fechadas”, o que é mais sóbrio, ou “abertas”, com tonalidades de alegria. Assim, a combinação no quarto oferecerá exatamente a sensação desejada.
40.
41.
42.
43.
Combinação de cores: design
Mais do que pintar as paredes, é preciso ter cuidado com a combinação de cores nos móveis e tecidos disponíveis no ambiente. Almofadas, tapetes, o sofá, o pavimento, tudo deve ser considerado no momento de definição do design do ambiente. Assim, a associação de todos os itens vai garantir beleza e homogeneidade, em vez de conflitos de tonalidades.
44.
45.
Seguindo essas dicas de combinação de cores, sua decoração ficará muito mais bela! Escolha sua associação favorita!